O RESISTOR
Os resistores usados nestes projetos são identificados através de faixas de cores. Estas faixas são pintadas ao redor do corpo para identificar seu valor. A ELETRÔNICA tem uma calculadora que entrega o valor da resistência, quando você entra com as faixas de cores. Esta calculadora pode ser achada "AQUI." Nós explicaremos como proceder para encontrar os valores de resistência usando as faixas de cores. Segure o resistor de modo que a quarta faixa que é a de cor OURO fique direcionado para o lado direito. Segurando desta forma as primeiras duas faixas de cores indicam os dois dígitos numéricos de valor na resposta e a terceira faixa indica o número de zeros que devem ser acrescentados aos dois dígitos anteriores. Fazendo desta forma teremos o valor do resistor que sempre é dado na unidade OHMS.
Abaixo encontramos exemplos de resistores utilizados em nossos projetos com a respectiva simbologia de cores:
VALORES PREFERENCIAIS O valor de um resistor medido SEMPRE será indicado em ohms que é sua unidade de medida. Um baixo resistor de valor pode ser 0,47 Ohms 10 ohms ou 22 ohms. Um resistor de valor alto pode ser 100.000 ohms, 330.000 ohms 1.000.000 ohms ou maior. Esta é uma gama enorme e nós precisamos desta gama de valores para trabalhar com eletrônica. Agora Se nós tivéssemos que ter um resistor de cada valor de 1 ohm até 10 milhões de ohms nós precisaríamos 10 milhões de tipos diferentes para atender o comercio e industria. Isto não prático e os projetistas de circuitos acharam isso em que na maioria dos casos, o valor de um resistor pode ser 10% mais alto ou mais baixo que um valor especificado e o circuito trabalhará perfeitamente. Assim os fabricantes de resistores trabalharam em uma gama de valores para prover os projetistas com uma cobertura completa sem a necessidade por tantos tipos diferentes e seguiram a uma tabela logarítmica para prefixar valores preferenciais de acordo com a potencia e faixa de precisão. Isto é chamado a gama de VALORES PREFERENCIAIS e começos a 10 ohms (também há mais baixos valores). O próximo valor é 12 ohms, então 15 ohms, 18 ohms, 22 ohms, 27 ohms 33 ohms 39 ohms 47 ohms 56 ohms 68 ohms e 82 ohms. Estes são os primeiros 12 valores e eles podem parecer como valores incomuns mas cada valor foi trabalhado fora em uma 10% balança de tolerância. Os próximos valores são 100ohms, 120 ohms, 150 ohms, 180 ohms e você podem ver um padrão que emerge - eles seguem o primeiro grupo salvo eles são dez vezes maior. Cada grupo é chamado uma década e a próxima década é 1000ohms, 1200 ohms, 1500 ohms, 1800 ohms etc. Nos bons velhos tempos, quando um fabricante fazia um grupo de resistores, ele não podia controlar o valor final. Assim ele fez resistores simplesmente e os testou logo e colocou as faixas de cores. Ele não quis jogar fora qualquer resistor assim ao fazer resistores de 100 ohm , por exemplo, ele teve alguns de 100 ohms, alguns de 101 ohms, alguns de 125 ohms, alguns de 80 ohms e muitos outro valores. Todo resistor entre 90 ohms e 110 ohms seria marcado como 100 ohms. Resistores de 111 ohms para 133 ohms seriam marcados como 120 ohms e deste modo o valor de qualquer resistor ou o valor exato ou só 10% estariam longe do valor exato. Em eletrônica, a maioria dos circuitos trabalhará perfeitamente com um resistor que é ligeiramente mais alto ou mais baixo que o valor declarado. Eletrônica não é algo muito crítico. Nós realmente estamos falando sobre os dias velhos de rádio e o uso de válvulas - onde os valores de resistor não eram muito críticos. Eletrônica moderna (eletrônica digital) é um pouco mais crítico e resistores são muito mais precisos como você verá pela faixa de ouro nos resistores no equipamento. Ouro representa uma tolerância de 5%.
CÓDIGO DE CORES PARA RESISTOR Resistores sempre foram o componente mais difícil para se identificar em eletrônica e isso é por que eles precisam de muito estudo e decorar a respectiva tabela de cores e seus valores correspondentes. Uma vez que você domina a codificação de cores você se sentirá um experto pois lhe permitira trabalhar com muito desenvoltura no relacionamento entre o diagrama esquemático e o circuito montado. Este é o motivo de ser tão importante dominar esta parte de eletrônica, Pois se você colocar o valor errado do resistor em sua montagem, o circuito pode não trabalhar e alguns dos outros componentes podem ser danificados.
IDENTIFICANDO O RESISTOR
Separe os resistores de todos os outros componentes e os coloque na mesa de forma que a faixa de cor ouro fique a direita. A faixa de cor ouro indica que os resistores têm uma tolerância de 5%. em outras palavras eles são mais precisos que o velho estilo 10% indicado pela cor prata. Esta faixa de ouro não nos interessa neste curso mas nos falamos ao redor sobre ele para indicar o modo correto de segurar o resistor para poder ser lido corretamente. Só 10 cores diferente são usados para TODOS os resistores. A tabela abaixo mostra 10 cores e o número dados a eles:
LENDO OS VALORES
Segure o resistor de forma que as 3 faixas de cor fique a esquerda e a faixa de cor ouro ou prata fique na mão direita. A primeira cor dá o primeiro DÍGITO da resistência. A segunda cor da o segundo DÍGITO na resposta. A terceira cor dá o número de zero a ser acrescentado na resposta.
Na tabela abaixo mostramos a serie H12 Com 12 resistores por cada década e eles têm as seguintes primeiras duas cores:
Tudo o que você tem que fazer é somar o número de zero de acordo com a terceira faixa de cor apos ler as duas primeiras.
Use esta tabela para acrescentar o número de zero correspondente a terceira faixa
Exemplos de leitura de resistor de acordo com o código de cor: Vermelho Vermelho Preto 2 2 Ohms Lendo: 22 ohms. Isto é escrito 22R
Novo Exemplo: Vermelho Vermelho Vermelho 2 2 00 Lendo: 2.200 ohms. Que é escrito como 2k2
Novo Exemplo: Amarelo Lilás Laranja 4 7 000 Lendo:
47.000 ohms. isto é escrito 47K.
Novo Exemplo: Laranja Branco Marron 3 9 0 Lendo:
390 Ohms. Isto é escrito 390R.
FORMA Standard
Abaixo mostramos uma forma padronizada internacionalmente de demonstrar os valores dos resistores sem precisar escrever tantos zeros. Isto envolve usar as letras: R, k e M para representar ohms, quilo ohms e Mega ohms. Por exemplo um resistor de 4.700.000 ohm pode ser escrito 4,7 MOhms ou ainda para facilitar mais e excluir a virgula que é substituída pela letra M para dar 4M7. O resistor de 2.200 ohm pode ser 2,2k ou ainda como 2k2. Um resistor cujo valor é 100.000 ohm é escrito como 100k. Um resistor de 10 ohm é escrito como 10R, como a letra R representa ohms. A letra R foi escolhido como uma forma curta de "Resistência." Portanto Um resistor de 2,2 ohm é escrito como 2R2. Um resistor de 1.000 ohm é escrito como 1k, e é desta forma que as letras funcionam substituindo os zeros.
O QUE FAZ UM RESISTOR?
Esta não é uma pergunta fácil para responder porque um resistor pode fazer muitas coisas, dependendo em onde é colocado em um circuito, seu valor e os componentes circunvizinhos. Todo resistor tem uma tarefa em particular, e às vezes faz mais de uma tarefa. Para Manter as coisas simples mostramos abaixo algumas dessas tarefas.
1. ZERO OHM (LINK) RESISTOR COMO UMA LIGAÇÃO
Como já falamos anteriormente resistores tem valores muito pequeno e caminhão até vários milhões de Ohms, mas também temos resistores de 0 Ohms que pela física não é um resistor mais simplesmente uma ponte de conexão (ou Link) entre dois pontos que é utilizada muitas vezes para passar para facilitar a passagem de trilhas do circuito impresso, ou ainda para servirem de ponto de teste em equipamentos.
2. RESISTOR COMO UM LIMITADOR DE CORRENTE
Sempre que um resistor é colocado em um circuito, o fluxo de corrente por aquela parte do circuito será menor do que quando não havia o resistor. Alguns componentes, como Diodos Emissores de Luz, consomem muita corrente se eles estiverem diretamente conectados do outro lado a uma bateria ou fonte de alimentação. Para os prevenir a queima, um resistor deve ser conectado em série com um do terminais do led. Isto já foi apresentado em outras paginas. CALCULADORA DE RESISTOR PARA LED
3. O RESISTOR COMO UM DIVISOR DE VOLTAGEM O resistor também pode agir como um divisor de voltagem. Quando são colocados dois resistores em série, a voltagem deles é uma porcentagem da voltagem que passa por eles. A voltagem atual pode ser determinada por matemática ou experimentação. Por exemplo, Se dois resistores de igual-valor estiverem em série conectados a uma fonte de alimentação de 12v, a voltagem ao ponto meio deles será 6v. Pode ser ajustado o valor dos resistores de forma que a saida sejá 9v de voltagem, ou 11v ou qualquer voltagem até 12v.
4. O RESISTOR EM UM CIRCUITO DE CRONOMETRAGEM O resistor também pode ser usado para criar um CIRCUITO de TEMPORIZAÇÃO combinando o mesmo em série com um condensador. O resistor limita a corrente no condensador de forma que ele leva um PERÍODO DE TEMPO para carregar. Sempre que você vê um resistor e condensador em série você pode ter certeza que eles formam um circuito de tempo. Há muitos outras funções para um resistor inclusive um resistor COMO FUSÍVEL que é projetado para queimar simplesmente se a corrente ao passar por ele se tornar muito alta, e estes tópicos serão abordados em outras páginas.
PARALELO E SÉRIES Resistores são colocados em paralelo e séries por várias razões - mais neste posterior. A ELETRÔNICA mostrou como conectar resistores em série e paralelo. Veja a seção Conhecendo o Resistor e sua História para mais detalhes.
|