Os relés são feitos com uma bobina potenciada por um núcleo metálico. Assim como os imãs normais os eletroímãs e " solenóides" têm uma polaridade, o campo magnético destes tem um "pólo norte" e um "pólo sul ". Na fisica aprendemos que dois pontos diferentes (por exemplo norte e sul ) são atraídos entre si ao passo que dois pólos com o mesmo sinal ( como norte e norte ) se repelem.
Portanto como a polaridade depende da direção da corrente, é possível controlá-la. Um indutor com nucleo de ferro quando é percorrido por uma corrente eletrica transforma-se em um eletroímã e em seus extremos formam-se os pólos magnéticos: norte e sul.
A bobina eletromagnética ou o rele atrai uma placa de aço, que esta unida a um comutador. Assim o movimento do COMUTADOR irar fazer com que haja um chaveamentos entre o contato ou vários contatos independentes e estes contatos podem ser reversíveis fazendo desta forma dois tipos de conecção em seu estado de repouso os contatos podem ser normalmente fechados ou normalmente abertos(NA e NF) para que tenhamos opção para projetos. Uma característica muito útil em um relé é que este pode ser utilizado para isolar eletricamente diferentes partes de um circuito, Permitindo assim que um circuito da baixa tensão (por exemplo 5VDC) comute um circuito de alta tensão (por exemplo 120 VAC ou mais). O relé opera-se mecanicamente, portanto sua velocidade de funcionamento é limitda.
Na figura abaixo podemos ver um circuito clássico de isolamento.
São diversos os tipos dos relés. Você pode selecionar um de acordo com suas necessidades. O importante a considerar quando selecionamos um relé são seus tamanho, tensão e impedância da bobina , número dos contatos, resistência dos contatos e capacidade de corrente envolvidas no contato, etc.. A tensão da resistência dos contatos é a tensão máxima que pode ser comutada no ponto do contato no interruptor. Quando o máximo é excedido, os contatos abrem arcos de condução, aquecem e muitas vezes derretem fundindo o chaveamento do contato.
Normalmente o valor da tensão da bobina do rele vem impresso no relé bem como a sua capacidade decorrente de comutação.
Na fotografia da esquerda está um relé pequeno cujá bobina é de 12 VDC. Tem dois contatos reversíveis (NA+NF) . Embora a resistência a tensão e a corrente permissíveis no ponto do contato não estejam descritos, é possível avaliar pelo tamanho e material dos contatos. O relé na direita na fotografia pode ser usado controlar um sistema de 120 VAC. Sua tensão de bobina é 6 VDC, e se for usado para controlar um sistema C. A., a tensão máxima para seu uso é de 125 VAC, e o limite de corrente permissível é 1A. Se for usado para controlar um sistema da C.C., a tensão máxima é de DC30V. Este rele tem apenas um contato. As dimensões físicas do relé na esquerda estão a uma largura 19,5 milímetros, a uma altura 10 milímetros, e a uma profundidade 10 milímetros. Esse que está na direita tem a largura 20 milímetros, altura 15 milímetros, e profundidade 11 milímetros.
Ambos os tipos de relé podem ser montados em placa de circuito impresso e o afastamento dos terminais nos componentes é em múltiplo de 0,1 polegadas. As dimensões físicas do relé a direita tem a largura 20 milímetros, altura 15 milímetros, e profundidade 11 milímetros.
|